O presidente russo Vladimir Putin convocou ministros do governo para pensar alternativas contra as sanções econômicas implementadas por outros países contra o Kremlin. contra o país. Participaram da reunião desta quinta-feira (10) integrantes da cúpula do governo das áreas de Economia, Defesa e Comércio Exterior.
“As sanções contra a Rússia não são legítimas. O Ocidente tenta culpar a Rússia por seus próprios erros”, reclamou Putin ao abrir a reunião. Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o governo proibiu a exportação de 200 produtos até o fim de 2023. São equipamentos nas áreas de telecomunicação, médica, automobilística, elétrica, agricultura e tecnologia. A medida tinha sido anunciada na terça-feira (8), mas não havia detalhamento.
A decisão é a resposta russa às sanções e aos bloqueios impostos pelo Ocidente. “Esta é a resposta lógica às medidas impostas contra a Rússia. Elas têm por objetivo interromper setores fundamentais da economia”, disse o ministro da Economia russo. Além desses equipamentos, alguns produtos provenientes de exploração florestal, como madeira, foram proibidos, pontuou o ministro, sem entrar em detalhes de quais seriam.