O estudante que deseja solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, tem até às 25h59 do dia 15 de abril para realizar a solicitação do site do Inep. O sistema foi liberado nesta segunda-feira (1) e o período também é válido para aqueles que desejam justificar ausência no Enem 2021.
Para solicitar a isenção no Enem 2022, o participante precisa estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino e em uma escola da rede pública. Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a de um salário mínimo e meio também têm direito à isenção. Assim como participantes em situação de vulnerabilidade, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Alguns dos documentos exigidos são: carteira de identidade do participante e dos membros que compõem o grupo familiar, cópia do cartão com o NIS válido, declaração que comprove a realização do ensino médio em escola pública ou histórico escolar. No caso de participantes bolsistas, é necessário a apresentação de comprovação na condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
É importante relembrar que a isenção da taxa não garante a participação no exame. Os estudantes interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição no período indicado pelo Inep.
JUSTIFICATIVA
Os participantes que não puderam comparecer na aplicação do Enem 2021, precisam justificar a ausência no ano anterior para solicitar a isenção no exame de 2022. Os documentos que são aceitos como motivo de ausência devem estar legíveis, datados e assinados. São razões consideradas para não comparecer ao exame: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, vítima de acidente de trânsito, entre outras.