Apesar de não ser visível aos brasileiros, o Observatório Nacional irá transmitir o eclipse solar que acontecerá neste sábado (30) pelo seu canal no YouTube. O fenômeno terá início às 15h45, mas, a partir das 15, a astrônoma Josina Nascimento estará fazendo comentários pela página online.
Quem estiver em locais remotos do planeta poderão observar o eclipse a olho nu. Na parte sul da América do Sul, especialmente no extremo do continente, o acontecimento será mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol.
A audiência da transmissão terá informações detalhadas sobre como os eclipses acontecem e imagens captadas a partir de Marte. “São imagens obtidas do ponto de vista marciano, flagradas pelo rover (astromóvel) Perseverance. O vídeo mostra o momento em que a lua Fobos passou em frente ao Sol. É imperdível”, disse a astrônoma.
Diante do grande interesse causado pela astronomia, o Observatório Nacional tem feito diversas lives (transmissões ao vivo), nas quais comenta eventuais fenômenos que estejam ocorrendo. As informações são da Agência Brasil