BANNER-BLOG01

BRMotos2 b-mdoutor

Banco Central aumenta taxa de juros para 13,25%, a maior desde dezembro de 2016

Taxa de juros do Brasil atingiu o maior patamar desde dezembro de 2016 com o aumento anunciado nesta quarta.

Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu aumentar a taxa Selic, os juros básicos da economia brasileira, pela 11ª reunião consecutiva, nesta quarta-feira (15). A taxa passou de 12,75% para 13,25% ao ano – é o maior patamar dos últimos seis anos. A Selic não registrava uma taxa tão alta desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75%. A atual trajetória ascendente dos juros começou em março de 2021.

Desta vez, a alta foi de 0,5 ponto percentual, menor que nas vezes anteriores, mas dentro das expectativas do mercado. No encontro anterior do Copom, em maio, o comitê informou que faria nova alta na Selic, mas em menor intensidade. O aumento da taxa de juros é o principal instrumento do BC para tentar conter a inflação, pressionada pela alta nos preços dos combustíveis. A trajetória de elevação dos juros deve continuar, segundo analistas. A próxima reunião do Copom está marcada para o fim de julho.

Também nesta quarta, o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, elevou em 0,75 ponto percentual a taxa de juros no país. É o maior aumento desde 1994. Com isso, o juro americano ficará entre 1,5% e 1,75%. Este é o terceiro aumento consecutivo da taxa nos EUA, em uma ofensiva do Fed para conter a inflação no país, que está no pior nível em 40 anos.


Por Gazeta do Povo

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem