Foto: Reprodução
Em pesquisa realizada pela EXAME/IDEIA com o eleitorado do Estado de São Paulo, o pré-candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, liderou as intenções de voto no primeiro turno com 39% no levantamento estimulado, superando o atual mandatário e candidato Jair Bolsonaro (PL), que registrou 35%.
De acordo com a pesquisa espontânea, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai para apenas 1% de diferença, com o petista recebendo 31% dos votos, enquanto o atual presidente possui 30%.
Em relação às eleições estaduais, o candidato à presidência em 2018, Fernando Haddad (PT), lidera as pesquisas com 31% das intenções de voto no primeiro turno, seguido de Tarcísio Freitas (PRB), com 17%. O ex-prefeito da capital paulista também lidera os índices de rejeição, recebendo a negativa de 35% dos entrevistados.
Sobre um possível segundo turno, o petista também leva vantagem sobre a maioria de seus adversários com, pelo menos, 36% das intenções de voto. A única exceção, de acordo a pesquisa, seria um segundo turno entre Haddad e França, em que ambos possuem 34% das intenções de voto.
Para ocupar a única vaga disponível no Senado nas eleições deste ano, José Luiz Datena (PSC) lidera as pesquisas para a casa legislativa com 19% das intenções de voto.
O levantamento da EXAME/IDEIA foi feito entre os dias 3 a 8 de junho deste ano e realizou entrevista com cerca de 1200 pessoas. O grau de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01734/2022.
por Leonardo Almeida