BANNER-BLOG01

BRMotos2 b-mdoutor

Vitória da Conquista e Salvador estabeleceram uma parceria para implementar ações de desenvolvimento nos bairros e na zona rural do município.

Fotos: Secom PMVC

A colaboração entre as prefeituras foi inspirada no programa "Ouvindo Nosso Bairro", realizado em Salvador, enquanto em Vitória da Conquista o programa recebe o nome de "Governando com as Pessoas".

Com a implementação da iniciativa, cada cidadão de Vitória da Conquista poderá sugerir até três obras prioritárias para seu bairro. As sugestões mais votadas passarão por uma análise técnica e de viabilidade econômica, e as propostas viáveis serão aprovadas. Em seguida, será realizada uma votação totalmente digital para escolher as três obras que serão executadas pela administração municipal. 

da Redação


Na última sexta-feira (16), as prefeituras de Salvador e Vitória da Conquista firmaram uma parceria para implantar o projeto "Governando com as Pessoas", tendo como referência o programa "Ouvindo Nosso Bairro" (ONB) da capital baiana. 

Assim como em Salvador, o objetivo é promover a participação popular efetiva por meio de consultas realizadas nos bairros. 

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, e pela prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos , durante uma solenidade realizada no Auditório Lúcia Dórea aqui em Vitória da Conquista. 

Também estiveram presentes no evento os secretários de Governo de Salvador, Cacá Leão, e de Vitória da Conquista, Geanne Oliveira. 


O prefeito de Salvador destacou a importância dessa parceria e como iniciativas desse tipo podem beneficiar a população. Ele afirmou: "É muito importante estarmos mais próximos para aproveitar boas iniciativas que estão ocorrendo em cidades como Vitória da Conquista, assim como Vitória da Conquista pode aproveitar boas iniciativas de Salvador". 

Por meio dessa parceria, a Prefeitura de Salvador irá disponibilizar o sistema do "Ouvindo Nosso Bairro" para a administração de Vitória da Conquista, cedendo a estrutura do banco de dados do programa. A partir disso, a Prefeitura de Vitória da Conquista irá desenvolver o projeto "Governando com as Pessoas". 

As secretarias de Governo de ambos os municípios irão indicar representantes para participar desse processo. Bruno Reis acrescentou: "Nós desenvolvemos esse sistema. Já temos a tecnologia, a expertise, o know-how. Vamos dar o apoio técnico. O 'Ouvindo Nosso Bairro', o maior programa de escuta popular de Salvador, chega agora a Vitória da Conquista com o 'Governando com as Pessoas'. Precisamos ouvir quais são as prioridades das pessoas, quais intervenções e obras elas consideram prioritárias para seu bairro. Tenho certeza de que, com o projeto que Sheila está lançando nesta manhã, a qualidade de vida das pessoas que moram em Conquista vai melhorar ainda mais, assim como a qualidade de sua gestão". 

O programa "Ouvindo Nosso Bairro" teve origem a partir da orientação do então prefeito de Salvador, ACM Neto, em 2015. "É motivo de alegria constatar que um projeto criado durante o meu primeiro mandato sirva de inspiração para Conquista. O programa 'Governando com as Pessoas' permitirá um compartilhamento efetivo do poder. Sheila realizará obras selecionadas pela população, de maneira livre e democrática. Tenho plena confiança de que esse programa será eficaz aqui e que o governo voltado para as pessoas será ainda mais aprimorado", destacou ACM Neto.

A prefeita Sheila Lemos enfatizou o êxito do programa Ouvindo Nosso Bairro. "Vamos utilizar esta ferramenta para ouvir atentamente aqueles que residem nos bairros, a fim de compreender suas dificuldades. Queremos escutar os moradores da zona rural, que estão distantes da área central, e conhecer as melhorias necessárias em suas comunidades. Nosso governo é voltado para as pessoas, portanto é essencial que estejamos atentos às demandas. Trabalharemos incansavelmente para concretizar as ações necessárias. Nosso objetivo é estabelecer um canal aberto e direto de comunicação com a população de Vitória da Conquista", afirmou a líder administrativa.


Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem