O falecimento do professor Paulo Pires foi lamentado pelo deputado federal Waldenor Pereira, que externou o seu sentimento pela perda do amigo, colega, companheiro de partido e apoiador do seu mandato. Eis a nota de pesar do parlamentar:
Viva Paulo Pires!
Uma enorme perda nos abalou profundamente nesta terça-feira, 01 de agosto, em Vitória da Conquista, com a partida do amigo Paulo Pires. Entristeceu-nos, todos nós que convivemos com a sua alegria, sua grande disposição para tudo que decidia fazer, sua sabedoria e cultura vastas, sua atuação política de resistência em defesa da democracia e que tivemos a honra de tê-lo entre os apoiadores do nosso mandato de deputado.
Um amigo desses que a gente trocava confidências, se divertia nas rodas de violão que ele tocava muito bem, sempre inspirado na Bossa Nova, nos encontros que a gente chamava de “diálogos literários”, sempre muito ricos e alegres entre os amigos Zé Raimundo, Ana Isabel, as saudosas Heleusa Câmara e Zélia Saldanha, e tantos outros contemporâneos da convivência da Universidade Estadual do Sudoeste, onde lecionávamos. Paulo era sempre bom de conversa, pessoa de cultura invejável, amante da música, do teatro e das artes.
Do colega da universidade, tivemos um profissional compromissado e inovador. Lembro quando eu era reitor da UESB e ele se destacou como um dos responsáveis pela criação do curso de Ciências Contábeis. Do companheiro de política, que foi filiado ao PT, tivemos o apoio às nossas lutas do mandato e o seu protagonismo nas redes sociais, provocando o debate em defesa da democracia, de grande relevância nos momentos obscuros recentes que vivenciamos com o governo genocida, antidemocrático, racista, homofóbico e irresponsável com a coisa pública.
Muitas coisas eu teria para expressar a falta que o amigo nos faz agora, nesse meu registro de grande pesar pela morte de Paulo Fernando de Oliveira Pires, seu nome completo de batismo. E aqui deixo meus sentimentos de solidariedade à sua companheira Terezinha Fernandes, e ao seu filho João Paulo Pires, desejando que Deus os conforte nesse momento de dor.
Esteja em paz amigo! Que Deus te receba de braços abertos.
Paulo Pires, presente!
Waldenor Pereira
Deputado Federal-PT