Supremo Tribunal Federal analisa o nono bloco de denúncia do 8 de janeiro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou para tornar réus mais 70 pessoas denunciadas por participação nos ataques antidemocráticos em Brasileira.
O STF analisa o nono bloco de denúncia do 8 de janeiro. Caso todas as denúncias sejam aceitas, o número de réus pelos atos pode chegar a 1.365. O julgamento será via plenário virtual e está previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira
“Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo , juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos”, relatou o magistrado no voto.
Dentre os denunciados estão Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, a “Fátima Tubarão”, que gravou um vídeo ameaçando Moraes e o pastor indígena José Acácio Serere Xavante, preso em dezembro do ano passado por incitação aos protestos golpistas.