Projeto será votado nesta tarde pelos vereadores de Salvador na Câmara Municipal
Foto: Carolina Papa/bahia.ba
Alvo de cobrança por transparência da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o pedido de empréstimos de R$ 300 mi solicitado pela Prefeitura à Casa Legislativa, caso aprovado nesta terça-feira (22), deve ser empregado em obras de infraestrutura, equipamento esportivo e urbano, segundo afirmou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).
“[O] financiamento é para fazer obras importantes, como arena esportiva, que falta em Salvador, um grande ginásio de esportes e uma grande arena multiuso. Para transformar o Pé Preto, em um dos locais mais bonitos da cidade, no Nordeste de Amaralina; para requalificar, praticamente, o último trecho de orla que falta de Periperi, Escada e Praia Grande [Súburbio Ferroviário]; para fazer uma grande intervenção urbanística naquele canal do Rio Vermelho, para fazer obras que vão elevar ainda mais o patamar da nossa cidade”, frisou o chefe do Executivo municipal, no evento de assinatura para requalificação da Rua Afonso Celso, no bairro da Barra, nesta manhã.
O projeto de lei que dispõe sobre a operação de crédito, que tramita na CMS, será votado nesta tarde pelos vereadores da Casa. O parecer conjunto da proposta foi aprovado na segunda-feira (14), durante reunião das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF).
A vereadora Marta Rodrigues (PT), que compõe o bloco de oposição, cobra mais transparência sobre a proposta e alega que “projeto está muito genérico”. A tendência é que a parlamentar repita o voto contra concedido na Comissão, durante apreciação em plenário.
Hospital Veterinário
O montante solicitado através da operação de crédito, por meio de chamamento público, com ou sem garantia da União, também será destinado à obra voltada para Saúde. Um dos projetos que serão contemplados com o recurso é o Hospital Veterinário. Segundo Bruno Reis (UB), a previsão é que o equipamento destinado aos animais seja inaugurado no mês de outubro.
Hospital da Criança
O Hospital da Criança, antigo Hospital Salvador, já tem previsão para ser licitado. Conforme o gestor municipal, a abertura do processo licitatório da unidade hospitalar pode ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no início do mês de setembro.
“Com fé em Deus, final de outubro e início de novembro, vamos iniciar as obras para gente ter um Hospital da Criança, a primeira maternidade municipal de Salvador”, comentou.
A desapropriação do terreno do antigo Hospital Salvador aconteceu em março, quando o prefeito anunciou a instalação do Hospital da Criança e da Maternidade Municipal, em comemoração aos 479 anos da capital baiana. Na oportunidade, Bruno garantiu que as unidades serão entregues na mesma data do aniversário da cidade em 2024.