BANNER-BLOG01

BRMotos2 b-mdoutor

Oposição aciona Justiça por instalação da CPI da Saúde em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução/Ação da Polícia Federal na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista 

A oposição política de Vitória da Conquista entrou com uma ação judicial para garantir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. A medida visa investigar possíveis irregularidades na administração municipal no contexto da Operação Dropout, realizada em conjunto pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF).

A Operação Dropout teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que desviou recursos federais destinados à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, verba esta que deveria ser utilizada no combate à pandemia de Covid-19.

Com o intuito de aprofundar as investigações, oito vereadores protocolaram a criação da CPI da Saúde. Eles apontam uma "possível omissão por parte da Chefe do Executivo Municipal no desempenho de suas funções". Segundo a denúncia, mesmo ciente dos atos ilícitos, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade não afastou os envolvidos dos cargos públicos nem instaurou sindicância ou processo administrativo para esclarecer a situação. Tais ações, se confirmadas, podem configurar prevaricação e improbidade administrativa, violando princípios da administração pública descritos no Art. 37 da Constituição Federal.


Vereador Valdemir Oliveira Dias (PT)

Contudo, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira Neto (Progressistas), aliado da prefeita, optou por não criar a CPI da Saúde. Isso levou a oposição, liderada por Valdemir Oliveira Dias (PT), a recorrer ao Judiciário. “Infelizmente, tivemos que partir para outra instância, sair do Legislativo, porque cumprimos todos os requisitos para a abertura do processo, da CPI, mas como não foi cumprido pela Mesa Diretora, nós tivemos que recorrer a outra instância que foi o Judiciário e estamos aguardando esse desdobramento”, declarou Valdemir em entrevista na última quinta-feira (1).

A ação judicial agora aguarda um desdobramento que pode impactar significativamente o cenário político e administrativo de Vitória da Conquista.


Fonte: Blog do Anderson




Dárcio Nunes Alves

Dárcio Nunes Alves é radialista desde 1985 DRT 2444008678/86 SSP/SP,meu email:darcionunesalves@gmail.com

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem