Rodri conquistou o prêmio, que teve Vinicius Junior em segundo; Aitana Bonmatí ficou com a Bola de Ouro feminina. Veja todos os premiados do evento.
Créditos: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images)
Rodri é o vencedor da Bola de Ouro 2024. Nesta segunda-feira (28), o volante espanhol de 28 anos superou o brasileiro Vinicius Junior na premiação realizada pela revista France Football e foi escolhido o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24. No feminino, Aitana Bonmatí venceu a premiação.
Peça fundamental do Manchester City, time comandado por Pep Guardiola, Rodri fez 50 jogos na temporada 2023/24, com nove gols, 14 assistências e apenas uma derrota. O volante foi campeão do Campeonato Inglês, da Supercopa da UEFA e do Mundial de Clubes, além de ter vencido a Eurocopa com a seleção espanhola.
Vale lembrar que um jornalista de cada país entre os 100 primeiros do ranking da FIFA votou na Bola de Ouro. A France Football, responsável por organizar o prêmio, fez uma pré-seleção com 30 nomes. Segundo colocado, Vinicius Junior foi o único brasileiro indicado entre os homens. O inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, completou o top-3.
Com a conquista de Rodri, a Espanha volta a ter um vencedor da Bola de Ouro depois de 64 anos. Luis Suárez, jogador que defendeu o Barcelona e a Inter de Milão nas décadas de 50 e 60, havia sido o último espanhol escolhido como melhor do mundo na premiação. O país europeu também venceu em 1957 e 1959, com Alfredo Di Stéfano.
Veja o top-10 da Bola de Ouro 2024
1º: Rodri (Espanha/Manchester City)
2º: Vinicius Junior (Brasil/Real Madrid)
3º: Jude Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)
4º: Dani Carvajal (Espanha/Real Madrid)
5º: Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
6º: Kylian Mbappé (França/Paris Saint-Germain e Real Madrid)
7º: Lautaro Martínez (Argentina/Inter de Milão)
8º: Lamine Yamal (Espanha/Barcelona)
9º: Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
10º: Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique)
Aitana Bonmatí leva Bola de Ouro feminina pela segunda vez seguida.
Aitana Bonmatí leva Bola de Ouro feminina pela segunda vez seguida
Aitana Bonmatí defende o Barcelona, da Espanha
(Créditos: David Ramos/Getty Images)A espanhola Aitana Bonmatí venceu a Bola de Ouro 2024. Campeã em 2023, a meia do Barcelona foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo novamente. A atleta de 26 anos venceu as principais competições femininas com o Barça, entre elas o Campeonato Espanhol e a UEFA Champions League.
O top-3 foi formado completamente por jogadoras do Barcelona. Além de Aitana Bonmatí, a atacante Caroline Graham Hansen, da Noruega, ficou em 2º lugar, enquanto a espanhola Salma Paralluelo terminou com a 3ª posição.
O Brasil teve duas indicadas entre as 30 melhores do mundo. A atacante Gabi Portilho, do Corinthians, terminou com a 18ª posição, enquanto a zagueira Tarciane, que joga no Houston Dash, dos Estados Unidos, ficou com a 23ª colocação. As duas se destacaram na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Vale lembrar que esta é apenas a 6ª edição em que a France Football coroa a melhor jogadora do mundo com a Bola de Ouro.
Veja o top-10 feminino da Bola de Ouro
1ª: Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona)
2ª: Caroline Graham Hansen (Noruega/Barcelona)
3ª: Salma Paralluelo (Espanha/Barcelona)
4ª: Sophia Olivia Smith (Estados Unidos/Portland Thorns)
5ª: Lindsey Horan (Estados Unidos/Lyon)
6ª: Mallory Swanson (Estados Unidos/Chicago Red Stars)
7ª: Marie Katoto (França/Paris Saint-Germain)
8ª: Mariona Caldentey (Espanha/Arsenal)
9ª: Trinity Rodman (Estados Unidos/Washington Spirit)
10ª: Alexia Putellas (Espanha/Barcelona)