Na noite dessa quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública para discutir a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, que visa integrar 34 municípios e beneficiar cerca de um milhão de pessoas. A criação da metrópole é referendada pela Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que institui o Estatuto das Metrópoles, e a audiência é um dos passos necessários para a regulamentação.
O evento contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, prefeitos de vários municípios da região, além de políticos, autoridades locais e especialistas de instituições como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Sistema da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).
Prefeita e anfitriã de Vitória da Conquista, Sheila enfatizou a importância da integração entre os municípios para o fortalecimento da região. “Queremos que a região cresça. Estamos trabalhando para trazer indústrias e enfrentamos desafios como a escassez de água. As cidades precisam colaborar para superar essas dificuldades”, afirmou a gestora. Ela também destacou a importância de um trabalho conjunto para facilitar o financiamento e melhorar os indicadores de desenvolvimento da Bahia.
A gestora ainda reforçou a importância do Polo Têxtil do Sudoeste como modal de desenvolvimento a servir como exemplo de projeto que conta com a cooperação regional. Ela mencionou exemplos como o estado de Santa Catarina, que possui 14 regiões metropolitanas. “Queremos criar uma região metropolitana que não se resuma a Vitória da Conquista, mas que integre todo o Sudoeste da Bahia. Com o apoio manifestado aqui hoje, o deputado poderá levar a proposta da criação da região metropolitana à Assembleia Legislativa da Bahia”, acrescentou a prefeita de Vitória da Conquista.
Para o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, a criação da região metropolitana é um fator fundamental para o desenvolvimento de uma região. “Onde foram instaladas regiões metropolitanas, observamos um crescimento significativo. É uma forma de agregar forças em prol de uma infraestrutura melhor para toda a população”, salientou Jackson.
Presidindo a audiência, o vereador Ivan Cordeiro destacou a importância do apoio regional para a viabilidade do projeto. “Precisamos do apoio dos prefeitos e vereadores. Diferente de outras tentativas, estamos contando com a participação mais ativa das lideranças regionais. A audiência pública faz parte desse processo, e queremos que essa ideia saia daqui fortalecida”, declarou Ivan.
Autor da minuta do projeto de lei de criação da metrópole, o deputado estadual Vitor Azevedo menciona que apesar do estado da Bahia apresentar defasagem com apenas uma região metropolitana, ele vê na região Sudoeste um grande potencial. “Hoje estou aqui para ouvir os prefeitos e a sociedade civil, para que possamos aperfeiçoar essa proposta e tramitar rapidamente na Assembleia. Queremos criar uma região metropolitana que não se resuma a Vitória da Conquista, mas que integre todo o Sudoeste da Bahia”, completou o deputado
O deputado também ressaltou que a proposta inclui 34 municípios, e destes 24 já pertencentes a um território de identidade, com a adição de mais 10, e que ainda há espaço para outros municípios se juntarem ao projeto. “Estudiosos indicam que um milhão de habitantes é o número necessário para a criação de uma região metropolitana”, explicou Azevedo.
Fonte: PMVC