O Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniu no fim desta manhã deste sábado (23), na sede da Defesa Civil, para avaliar as ações emergências realizadas por conta das chuvas que caíram ontem e hoje no município, além de reforçar a importância de seguir com o monitoramento das áreas de risco, uma vez que, de acordo com o Inmet, Conquista está em alerta laranja até terça-feira (26).
Até as 11h deste sábado, choveu em média 41,36 mm em Vitória da Conquista, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Foram 9,76mm a mais em comparação ao boletim divulgado às 6h pela Defesa Civil do Município.
Estavam presentes representantes do Gabinete Civil, da Defesa Civil, responsável por receber os chamados da população e vistoriar as ocorrências, das secretarias de Comunicação (Secom), Desenvolvimento Rural (SMDR), Desenvolvimento Social (Semdes), Educação (Smed), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep) e a Guarda Municipal. Na oportunidade, foi apresentado um panorama detalhado das atividades realizadas neste período, demonstrando a agilidade e a eficiência com que as equipes atuaram para restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.
Segundo constatação da Defesa Civil e da Seinfra, as obras realizadas pela gestão foram fundamentais para amenizar os problemas decorrentes da chuva. Além disso, a Defesa Civil, que está diretamente ligada ao Gabinete Civil, possui plano de contingenciamento de chuvas. “Todas as secretarias participam diretamente do Comitê, porque em certos casos há necessidade do envolvimento de todos esses agentes públicos. O intuito do governo, conforme orientação da prefeita, é atender a nossa comunidade da melhor forma possível para que os nossos munícipes e os nossos visitantes não sofram algum problema em razão desse momento climático”, declarou o chefe de Gabinete, Ivanildo Silva.
DEFESA CIVIL
O órgão municipal recebeu chamado e realizou vistoria nas seguintes ocorrências: canais do Alto Maron – Santa Cecília; Campinhos (Av. Jadiel Matos/proximidades dos Condomínios); alagamento da Av. 36, loteamento Comveima I, e da Rua Principal do distrito de Dantelândia; e danos na Rua 22, Comveima II; material solto na Av. Presidente Vargas (travessia do canal do Santa Cecília) e na Av. Cláudia Botelho, Candeias, decorrente da obra de duplicação da Av. Presidente Vargas. Até o momento, não há registro de alagamentos em residências.
SEINFRA
As últimas chuvas exigiram da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana novas inspeções nos pontos previamente avaliados e em novas áreas que foram impactadas. Porém, houve situações com impactos positivos como nos loteamentos Alto do Panorama, Miro Cairo e Vila Marina. Neste último, observa-se que a implementação da drenagem reduziu drasticamente os impactos das chuvas no loteamento, trazendo assim menos transtornos.
Já no Alto do Panorama, a realização de passeios, reduziu as erosões que ocorriam nesses pontos. A bacia de detenção está fazendo seu papel segurando grande volume de água e deixando transitável a parte baixa da via principal. E no Miro Cairo, as sarjetas concretadas, bem como a reposição dos meios- fios, reduziram os impactos das chuvas no pavimento asfáltico.
A Seinfra realizou a remoção de material levado pela chuva para as bocas de lobo e dos Poços de Visita (PV). Uma dessas vias é a Avenida 36, do Comveima I, onde houve alagamento durante o pico da chuva de ontem (22) e que hoje, com as chuvas esparsas, a água corre normalmente pelas vias. Na Frei Benjamim, a desobstrução da coleta existente fez com que a água que acumulou na chuva anterior escoasse, resolvendo o problema nesse ponto.
Na Av. Filipinas, o aterro no ponto crítico de impacto da descida de água e a ensacaria (colocar sacos) realizada está reduzindo os impactos neste ponto e trazendo menos dano ao pavimento asfáltico. Assim que as chuvas cessarem, será feita a concretagem deste ponto, para reduzir ainda mais os impactos.
No Campinhos, a Seinfra realizou a desobstrução de material no canal. Isso fez com que a água que estava represada escoasse, levando o nível do canal a baixar. Já na Av. Presidente Vargas, próximo ao canal do Santa Cecília, e na Av. Cláudia Botelho, há material carreado devido à duplicação da Av. Presidente Vargas. A Seinfra voltou a notificar a empresa responsável pela obra. Ainda houve o extravasamento de esgoto na Rua 22, no Loteamento Comveima II. A Seinfra já comunicou a Embasa.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está com uma equipe de 120 servidores e realiza mutirões de limpeza em diversas ruas e avenidas da cidade, com o objetivo de remover o lixo acumulado e garantir a fluidez das águas pluviais. As equipes seguem com a limpeza de bueiros em pontos estratégicos da cidade, visando evitar a obstrução do fluxo de água e prevenir alagamentos. Além disso, o entulho acumulado em decorrência das chuvas foi removido das vias públicas, garantindo a segurança dos cidadãos.
Veja algumas vias já atendidas: canal Alto Maron/Santa Cecília, avenidas Integração, Sifredo Pedral, Crescêncio Silveira, ruas Genésio Porto e Paulino Santos, caminho 3 da Urbis V e praças Gerson Sales e Sá Barreto.
Também houve queda de árvores no Estádio Lomanto Júnior, onde a equipe da Sesep já desobstruiu a via e, na Praça da Avenida Ascendino Melo, foi necessário podar galhos de uma árvore de grande porte.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural enviou equipes para vários pontos da Zona Rural. Apenas a rua principal do distrito de Dantilândia foi alagada na noite de ontem, por conta da obstrução de bueiros, como ocorreu no último dia 13. Devido ao trabalho de manutenção das estradas realizado ao longo do ano, as estradas estão transitáveis. Um exemplo disse são as estradas de Baixão e Retiro, que no ano passado ficaram intrasitáveis por alguns dias devido às chuvas.
A única estrada que está sem passagem, mas que têm outras alternativas, é a que liga Pradoso a Bate-Pé, por conta de uma obra do Governo do Estado, e ligação entre os assentamentos Carlos Lamarca e Zumbi dos Palmares, por conta do volume do rio que aumenta no período de chuva. Em Bate-Pé, há duas alternativas: pelas localidades de Cavalo Morto (Bate-Pé-Iguá) e Ribeirão (Bate-Pé-Simão), nas quais o tráfego está normal. Com relação aos assentamentos próximos à cidade, a Prefeitura já fez e mantém em bom estado de tráfego um segundo acesso que sai pela BR-116.
No Vila América, na Rua José de Sá Martins, em frente a um ferro velho, metade de uma árvore caiu. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a poda e retirada dos galhos. Houve ainda a remoção de galhos no Caminho do Parque.
SEMDES
A Secretaria de Desenvolvimento Social segue acompanhando as atualizações sobre os efeitos das fortes chuvas e conta com equipe de plantão para atender às demandas de forma imediata. Até o momento não foram registradas situações que demandassem a atuação da Assistência Social.
SMED
Nos últimos anos, a Secretaria de Educação realizou manutenção, reformas das escolas, o que diminui em 80% as ocorrências de estragos devido às chuvas. Segundo a Smed, no momento, apenas duas escolas requerem retelhamento total. Além do pessoal de manutenção, a secretaria conta com apoio de diretores das 149 escolas, mais as extensões, que estão em alerta para notificar qualquer intercorrência.
GUARDA MUNICIPAL
O órgão presta apoio às ações da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
SEMOB
Segundo relatório enviado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, o Simtrans realizou patrulha em diversas vias do município. Foi efetuada sinalização com piquetes na Rua 22, no Loteamento Comveima II.
ORIENTAÇÕES
À frente do Comitê, o chefe de Gabinete faz um pedido à população. “É uma solicitação que nós fazemos à nossa comunidade para que evite descartar lixo de forma irregular para que as nossas galerias não sejam entupidas porque nesse momento que ocorrem essas chuvas, a tendência é que haja alagamento”, finaliza.
Além disso, a Defesa Civil orienta que se faça a manutenção em telhados e calhas e nas edificações; direcione a água pluvial para a rua e não para o esgoto. Em caso de chuvas intensas, evite sair de casa, procure um local seguro. De carro, evite passar por trechos com maior fluxo de veículos.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.
PREVISÕES E ALERTAS (INMET)
Conforme publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja, que prevê chuvas intensas, tem validade até terça-feira (26). A precipitação pode variar de 30 a 60 milímetros/hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/hora, e grau de severidade que indica perigo.
Defesa Civil / PMVC